É impressionante a quantidade de empreendedores que ainda não entendem a importância da definição de missão, visão e valores!

Definir missão, visão e valores é uma das primeiras coisas que os bons gestores fazem ao abrir um negócio. Trata-se de um momento chave do planejamento estratégico porque definirá o que você faz, aonde quer chegar e por quais princípios se orientará.

Esse processo é semelhante a uma jornada no globo à procura da latitude e longitude perfeitas para se posicionar. Envolve pesquisa de mercado e de públicos e também demanda uma boa análise da empresa em si.

No centro de tudo isso é que nasce a Marca, capaz de construir uma reputação longeva, de se relacionar e de comunicar de maneira certeira a cultura e a personalidade do negócio, o chamado “Branding”.

Se você nunca pensou seriamente sobre a Missão, a Visão e os Valores do seu negócio, dá uma conferida nas dicas:

Missão

Qual a razão da sua empresa existir? Qual o seu setor de atuação, quais os clientes e segmento social você pretende impactar?  Geralmente, aqui você deixa bem claro qual o produto ou serviço que tem a oferecer e para quem.

Visão

Aonde você quer chegar? Pode sonhar alto: escolha um caminho, olhe para o horizonte e veja lá na frente o lugar em que você estará no futuro ideal. De que setor você quer ser líder ou referência no mercado? Em que lugares do globo? No Brasil? Internacionalmente? Na sua cidade? Na América Latina? Steve Jobs costumava dizer que a Visão é muito mais importante do que a Missão, porque explica o que o negócio pretende ser e o que pretende realizar.

Valores

São os princípios, de dimensão ética e moral, que vão orientar a jornada do seu negócio. Normalmente os valores são decididos em conjunto com todos que atuam na empresa, porque é imprescindível que todos orientem seu trabalho a partir desses valores. Eles também precisam ser claros, objetivos e públicos, para que todo mundo os conheça e entenda.

Muita gente define Valores como “padrões de comportamentos institucionais da empresa”. Isso pode até ser verdade, mas é um ponto de vista bem burocrático, né? Na prática, os valores são aquilo que você acredita que deve ser oferecido pelo seu negócio além do produto ou serviço que já oferecem. Um bom atendimento aos clientes, qualidade de vida para os funcionários no ambiente de trabalho, cumprimento de prazos, honestidade, sustentabilidade e impacto social são alguns exemplos.

tide@tidetrends.com.br | + 55 48 3304-6549