Saiba o que é e como implementar a cultura de inovação em sua empresa

Por 5 de janeiro de 2018institucional

Você já ouviu falar em cultura de inovação? Trata-se de uma prática que está cada vez mais sendo adotada pelos empreendedores que desejam se destacar no mercado e ao mesmo tempo valorizar seus colaboradores e fazer com que se destaquem e cresçam na organização.

Para que você entenda mais sobre o assunto, respondemos as principais dúvidas que as pessoas geralmente têm acerca desse tema. Se você ficou interessado, continue a leitura e confira as nossas informações. Vamos lá?

O que é cultura de inovação?

A cultura organizacional é composta pelo conjunto de valores que norteiam as ações de uma empresa, como a sua missão, a sua visão e os valores em que acredita. No entanto, quando essa realidade não é estática e sofre modificações, temos um exemplo de cultura de inovação.

O teórico Gareth Morgan, criador da teoria da imagem das organizações, compara as empresas a um organismo vivo, que nasce, cresce e se modifica com o passar do tempo. É essa a ideia da cultura da organização: adaptar os valores organizacionais ao ambiente e às condições impostas.

Desse modo, assim como um equipamento antigo é substituído por outro mais moderno, o mesmo ocorre com os princípios em que a empresa acredita, que podem se modificar de acordo com a evolução da sociedade.

Quais são os benefícios da cultura da inovação na empresa?

Quando implantada nas empresas, a cultura da inovação traz diversos benefícios como o aprimoramento de competências, otimização dos recursos e mais competência por parte dos gestores e, como consequência disso tudo, o aumento da lucratividade.

Entre os benefícios da cultura de inovação, destaca-se o engajamento dos funcionários com a empresa. Isso ocorre pelo fato de as pessoas entenderem que a empresa está sempre pensando em novas metodologias e formas para realizar os processos internos e valoriza a pesquisa e a proatividade por meio de ações de endomarketing.

Desse modo, os colaboradores poderão pensar em soluções para problemas e até mesmo em maneiras mais simples de fazer os seus trabalhos e assim garantir a saúde financeira da organização.

Como implementar a cultura de inovação em meu negócio?

Assim como acontece com a cultura organizacional, a cultura de inovação precisa ser vista como algo que tem suas origens no topo da pirâmide hierárquica da empresa e é repassada aos demais níveis pelo exemplo.

Isso quer dizer que os princípios da inovação precisam ser pensados, planejados e desenvolvidos primeiramente pela alta cúpula administrativa da empresa, ou seja, os seus diretores. Assim, os diretores devem repassar os valores da empresa para os líderes de setor que, por sua vez, os repassarão a todos os demais colaboradores da organização.

Vale lembrar que o processo de divulgação da cultura de inovação pode encontrar lugar nos processos da comunicação interna e relações públicas da empresa, sendo que esse setor pode usar mídias para divulgar os valores e as diretrizes organizacionais.

Agora que você já sabe a importância da cultura de inovação nas empresas e já compreendeu como essa mudança é importante para os negócios, que tal implantar essa ideia? Nós podemos ajudar você! Entre em contato conosco e saiba mais.

[email protected] | + 55 48 3304-6549