É bastante comum que, ao adquirir algo em uma loja física, as pessoas toquem o produto, visualizem atentamente os seus detalhes, observem cada funcionalidade etc. Toda essa interação pode ser primordial para que alguém decida se comprará ou não determinado produto.

Nas vendas pela internet, no entanto, é impossível que o cliente manipule os produtos em que está interessado, e é por isso que se faz necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitem uma interação similar. Entre tais ações, destaca-se o unboxing branding.

Nós esclarecemos as principais dúvidas que as pessoas têm sobre o assunto neste post. Confira!

O que é unboxing branding?

O unboxing branding é uma estratégia de marketing de experiência em que a empresa literalmente abre as caixas de seus produtos, mostrando, por meio de vídeos, os principais detalhes de cada item.

Esse tipo de ação começou a ganhar notoriedade na internet quando blogueiros famosos e influenciadores digitais mostravam produtos que haviam comprado na internet para os seus seguidores. Devido ao sucesso e ao incrível número de acessos a esse tipo de conteúdo, as marcas viram nisso uma excelente estratégia para mostrar aquilo que vendem aos seus clientes.

A própria marca pode fazer vídeos de unboxing branding?

Sim, a própria marca pode fazer vídeos de unboxing branding e divulgá-los em seus perfis nas redes sociais e no blog. No entanto, os vídeos terão mais credibilidade se forem produzidos pelos próprios clientes que comprarem o seu produto.

Isso acontece porque as pessoas têm a ideia de que um consumidor não tem a obrigação de dizer que um produto é de boa qualidade. Quando o vídeo é produzido pela empresa, dificilmente serão mostrados detalhes que podem ser melhorados ou defeitos no produto, por exemplo.

É por isso que as marcas cada vez mais estão instigando os seus clientes a produzirem vídeos de unboxing branding por conta própria.

Como estimular os clientes a fazer unboxing?

O estímulo para que os clientes mostrem aquilo que compraram da sua marca pode ser feito, principalmente, por meio das redes sociais. Desse modo, pode-se fazer sorteios ou premiar com cupons de descontos as pessoas que mostrarem aquilo que compraram.

A Rayban, por exemplo, incentiva os seus clientes a postarem vídeos e fotos de unboxing nas redes sociais, utilizando a hashtag #raybanlovers. Isso mostra aos demais seguidores da marca que as pessoas estão felizes e satisfeitas com o produto adquirido.

Quais são os elementos que podem melhorar as experiências unboxing?

Para que as experiências de unboxing sejam mais interessantes e gerem mais resultados para a marca, convém a adoção de alguns elementos na embalagem. A caixa, por exemplo, pode ser personalizada com as cores da marca.

Além disso, disponibilizar brindes e papel de embalagem próprios e bonitos também pode ser uma boa opção. Assim, se você vende livros, por exemplo, pode dar como brinde marcadores de páginas com a temática da obra, gerando ainda mais engajamento com o cliente.

Também existem brindes simples e baratos que se adaptam a qualquer tipo de produto e marca, como canetas e adesivos.

Gostou de saber mais sobre unboxing branding? Vai utilizar na sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

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