Construção da sua marca online: entenda o que é e-branding

Por 1 de dezembro de 2017institucional

Ainda hoje, não é raro encontrarmos profissionais de marketing com dúvidas sobre o que é e-branding. Isso acontece principalmente pelo fato de que alguns teóricos definem essa terminologia como a gestão de marcas na internet, enquanto outros não fazem diferenciação entre o e-branding e o branding.

Para estes últimos, a marca deve ser construída como um todo, seja em ambientes físicos ou digitais, unindo ambas as estratégias. Fato é que o e-branding — ou simplesmente o branding na internet, como também pode ser chamado — exige algumas boas práticas para as empresas.

Quer entender o que é e-branding e como trabalhar esse conceito com a sua marca? Confira as dicas exclusivas que trouxemos para você!

Desenvolva um conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de marcar presença e ganhar notoriedade na internet. Isso acontece pelo fato de a empresa produzir materiais ricos, com informações relevantes e que ajudam o público a sanar dúvidas ou dificuldades que possam surgir.

No entanto, é preciso ter cuidado. O conteúdo produzido deve ser analisado de acordo com o público-alvo e as personas, bem como ter qualidade editorial, ser evergreen, ter uma boa escrita e ser produzido por profissionais que dominem o assunto que está sendo abordado.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais já não são uma novidade para as marcas e deixaram de ser uma vantagem competitiva para se tornarem uma necessidade básica para quem deseja estabelecer relacionamentos na internet. Em meio a tamanha quantidade de empresas e pessoas que estão conectadas em mídias, como o Facebook, o Instagram, o Twitter, entre outras, deve-se ter um conteúdo que chame a atenção dos usuários.

Além disso, a marca deve adotar uma personalidade própria, com discurso e linguagem personalizados. É preciso agir como se fosse uma pessoa falando com outra, e não uma relação fria entra pessoa jurídica e pessoa física.

Faça parceria com outras marcas

Para aumentar a visibilidade da sua marca na internet, pode-se fazer parceria com outras empresas, desde que não sejam concorrentes diretas do seu negócio. A eficácia desse tipo de ação é ainda maior quando o produto de uma marca complementa o outro.

Um exemplo de parceria que pode ser aplicado é o guest post. Trata-se da publicação, por uma marca, de um conteúdo relevante, no blog da outra, com a inserção de hiperlinks no decorrer do texto. Desse modo, quando alguém acessar o conteúdo, conhecerá também o produtor original, por meio do link building.

Siga uma narrativa padrão

O comportamento da sua marca não pode ser diferente em mídias distintas. Se no Twitter você mantém uma linguagem mais engraçada e descontraída, o mesmo deve ser feito no blog da empresa ou em outras mídias sociais, como o Facebook e o Instagram.

Somente assim, com uma narrativa padrão, as pessoas reconhecerão as reais características da sua marca, fazendo com que o e-branding seja, de fato, uma estratégia que gere resultados positivos.

Pronto! Agora você já sabe o que é e-branding e como ele pode ser colocado em prática. Para continuar acompanhando outras novidades do marketing digital, basta seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Youtube, no Google +  e no Instagram!

[email protected] | + 55 48 3304-6549