Você aprendeu, neste post aqui, a importância da ativação de marca para a sua empresa e como ela é fundamental para atrair e reter clientes. Entretanto, como conseguir obter sucesso ao ativar a sua marca? É para isso que existe o planejamento estratégico de marketing! Nele, não só se conhece melhor o ambiente interno da empresa, como visão, missão, valores, macro e micro ambiente. Também é possível analisar o cliente e o mercado, quais suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

E quais são as práticas mais importantes para o plano de ativação de marca? É o que será mostrado neste artigo.

Planeje o marketing

Antes de ativar a marca, é necessário estudar profundamente o mercado, o produto e o cliente. Qual a sua estratégia de produto? O preço está condizente com o dos concorrentes? Onde ele vai ser distribuído? Como ele vai ser comercializado: atacado ou varejo? Qual a sua estratégia de promoção e venda? Ele vai ser exportado? Tem investidores internacionais interessados nele? Após responder todas essas perguntas, é que a empresa vai definir qual a melhor comunicação para ativar a sua marca.

Defina a comunicação

Qual é o seu público? Onde ele mora, do que ele gosta, como ele se comporta, em qual segmento ele se encaixa? Como ele se posiciona no mercado? Ele tem influenciadores? Quais? Como ele percebe os benefícios do seu produto para se satisfazer como consumidor? Onde ele costuma comprar produtos similares ao seu? Ele assiste televisão? Ouve rádio? Acessa a internet? Está nas redes sociais? Ele lê revista, jornais? Qual a sua estratégia de mídia para encontrar o seu público no exato momento em que ele está interessado?

Invista em marketing promocional

Ao interagir ao vivo com seu potencial consumidor, a empresa assume diversos riscos, como condições climáticas, problemas de produção, imprevistos com autoridades e números de pessoas. Entretanto, quando é feita por profissionais experientes e responsáveis, as ações promocionais podem render bons frutos. Ao atrair a atenção do consumidor de forma positiva, a marca não só gera mídia espontânea pelas redes sociais quanto pelo meio tradicional. É importante lembrar que a mídia espontânea é a única que não gera custo para a organização.

Faça um plano de ativação de marca

Quando você planeja, de forma eficiente, a sua ativação de marca, não só o consumidor ganha com isso, mas, principalmente, a marca se fortalece e se destaca no mercado. Ao estudar profundamente o consumidor, o mercado concorrente e o fornecedor, a empresa consegue perceber melhor o que está fazendo de certo e errado frente aos outros produtos similares e, desse modo, corrigir os seus erros e ampliar os acertos. Conhecer o público a fundo é fundamental para estabelecer um vínculo afetivo com ele, como mostrado nesteartigo.

Diante dessas dicas, fica claro compreender a importância de um plano de ativação de marca completo e eficaz e como fazê-lo. Os consumidores, para serem atraídos por sua empresa e divulgá-la, devem ser conquistados. Mas, para isso, precisam antes serem estudados, analisados e conhecidos pela organização. Lembre-se de que o público não é um número, é uma pessoa e, para entendê-la melhor, é importante interagir com ela e saber o que ela realmente quer e espera do seu produto ou serviço.

Gostou de saber mais sobre a ativação de marcas e como ela deve ser planejada? Então comente no post e nos dê a sua opinião!

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