
Nos dias atuais os clientes são cada vez mais disputados pelas empresas, pois a concorrência é acirradíssima. Principalmente em período de crises política e econômica, o consumidor tem ficado cada vez mais prudente com seu dinheiro. Neste cenário, é importante que as empresas trabalhem a experiência de marca, para fidelizar seus clientes e garantir que a crise não chegue ao seu negócio.
A experiência de marca positiva traz satisfação aos clientes, gerando uma boa repercussão da empresa com seu público-alvo. A seguir, saiba como ela atua em benefício de uma empresa.
Entenda o que é marketing de experiência
O marketing de experiência ou marketing experiencial é um conjunto de ações que utilizam da emoção dos clientes para gerar uma experiência positiva com a marca. Essa experiência visa criar um vínculo entre marca e cliente, através de uma identidade que deixe claro os valores da marca.
Para que a experiência de marca seja positiva e efetiva, é preciso adotar algumas práticas nas estratégias de marketing. Conheça algumas estratégias que podem ser utilizadas neste trabalho.
Aprenda a fazer a ativação da marca
A ativação da marca, como o próprio nome diz, é a divulgação da marca junto ao público. Sua marca deve ser ativa no mercado, ou seja, deve ser conhecida. Para isso, a empresa precisa criar estratégias para que o público conheça seus produtos e serviços.
Eventos, campanhas promocionais, sampling, propaganda, enfim, tudo que torne sua marca conhecida no mercado pode ser utilizado na sua estratégia.
Conecte-se com o seu cliente
A conexão com o cliente é a primeira etapa da venda. Para que o consumidor tenha uma experiência positiva com a marca, ele deve conhecê-la e adquirir confiança para depois se tornar um cliente.
Seu negócio deve estar presente nas mídias sociais e deve se comunicar de forma contínua com seu público.
As mídias sociais podem ser uma excelente estratégia para criar experiência de marca, a exemplo dos SACs 2.0, onde as dúvidas são respondidas rapidamente através de uma rede social, contando como experiência positiva para o cliente.
Preze pelo bom atendimento, ele é uma experiência de marca positiva
Uma das melhores experiências que o cliente pode ter com sua marca é o bom atendimento. É muito comum vermos empresas investirem em propagandas em diversos canais de comunicação e se esquecendo do atendimento.
Imagine que você viu várias campanhas de uma determinada marca, ficou interessado, mas na hora de efetuar a compra, não foi bem atendido. Isso também gera uma experiência de marca, mas uma experiência ruim e não é isso que sua empresa deseja não é mesmo? Então capacite sua equipe de atendimento para que ela gere as melhores experiências para seus clientes.
Use e abuse da criatividade
Se sua intenção é criar uma experiência de marca inesquecível para seu cliente, você deve usar e abusar de sua criatividade. Campanhas criativas sempre chamam a atenção e atraem clientes.
No lançamento do Nokia Lumia em Londres, a empresa utilizou avançada tecnologia 4D instalada no prédio MillbankTower. Com certeza, foi uma experiência incrível para as pessoas presentes no evento. Assista o vídeo e veja você mesmo a repercussão desta ação.
O investimento para uma campanha desse porte com certeza é alto, mas a experiência positiva dos clientes com a marca não tem preço. E você não precisa criar uma estratégia tão grandiosa como a da Nokia, basta ter criatividade e apostar em suas ideias.
O que você acha dessas dicas? Tem mais alguma ideia bacana de como criar uma experiência de marca com os clientes? Deixe seu comentário no post!