O Inbound Marketing é uma das principais estratégias de marketing digital que revolucionou a forma como os negócios são feitos na era da internet. Se você ainda não conhece essa estratégia ou não sabe como ela pode se tornar o diferencial para o sucesso da sua empresa, é hora de se atualizar sobre as melhores práticas do mercado!

Confira agora as principais dicas para aplicar o Inbound Marketing no seu negócio:

O que é Inbound Marketing?

Antes da popularização da internet, o que conhecíamos como marketing eram, basicamente, os tradicionais comerciais na TV, jornais, revistas e rádios, além de outdoors, folhetos e banners. Todos esses formatos têm uma coisa em comum: eles se baseiam na interrupção da atenção do consumidor para a transmissão da mensagem. Essas estratégias são chamadas de Outbound Marketing – ou Marketing de Interrupção –, um método considerado por muitos como ultrapassado e invasivo.

Na contramão desse método, surgiu o Inbound Marketing, cuja estratégia consiste em não interromper o consumidor contra sua vontade, mas sim atraí-lo e estimulá-lo. Não é à toa que esse tipo de marketing é chamado de Marketing de Atração! A ideia aqui é produzir conteúdo de qualidade para atrair, engajar e ajudar no relacionamento com os clientes, reforçando uma imagem positiva do seu negócio no mercado.

Uma das grandes diferenças entre essas estratégias é que o Inbound Marketing é pensado para um público específico, mirando exatamente em quem a empresa considera seus possíveis clientes, enquanto o Outbound Marketing dialoga com o público em geral.

Como o Inbound Marketing funciona?

O Inbound Marketing utiliza 4 ações principais como estratégia:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Encantamento.

A primeira ação dessa estratégia é atrair o consumidor oferecendo um conteúdo que seja relevante e necessário para ele. Após a atração, a empresa deve converter quem esse consumidor em lead (ou prováveis clientes), atraindo-o para perto dos seus negócios e concretizando a venda. Por fim, o Inbound Marketing deve agir para encantar o cliente no pós-venda, instigando-o a se tornar um promotor da marca.

Quais são as vantagens do Inbound Marketing?

Algumas das grandes vantagens do Inbound Marketing em relação aos métodos tradicionais são o custo-benefício, a facilidade para analisar os resultados, a capacidade de otimização, a facilidade de propagação e a maior aceitação por parte do público.

O custo de planejamento, produção e execução de uma estratégia completa de Inbound Marketing é bem menor do que a de uma campanha de Outbound Marketing, e os resultados podem ser bem maiores. Para mensurar, basta analisar suas ações on-line através do Google Analytics, uma ferramenta gratuita que permite que as suas métricas sejam devidamente registradas e acompanhadas.

Qual o seu impacto no mundo dos negócios?

Com o acesso à internet ampliado pela revolução digital, o Inbound Marketing tornou-se ainda mais efetivo: a maioria da população se conecta à rede diariamente, consumindo conteúdo o tempo todo – premissa essencial para o bom funcionamento de uma estratégia Inbound.

Por serem menos invasivas, as estratégias Inbound também são mais aceitas pelo público. Afinal, as empresas deixaram de ser um incômodo e passaram a oferecer conteúdos educativos, que realmente se preocupam em sanar as dúvidas dos clientes.

Como você pode ver, o Inbound Marketing pode ser uma poderosa ferramenta para empresas de qualquer porte ou segmento. Além de possuir um enorme potencial de crescimento, hoje é praticamente impossível que um negócio sobreviva sem visibilidade on-line.

E você, já aplicou alguma estratégia Inbound na sua empresa? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário no post e participe!

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