Ter um bom relacionamento com stakeholders é uma expressão que ganhou notoriedade quando se fala em engajamento de empresas e marcas com os seus públicos. Mas você sabe o que são stakeholders? E como podemos desenvolver estratégias para engajá-los com uma marca?

Confira no post de hoje!

O que são stakeholders?

Para entender o conceito de stakeholders, se faz necessário o entendimento do conceito de públicos. Os públicos, no meio empresarial, nada mais são do que grupos de pessoas que se relacionam com a empresa de alguma forma.

Os públicos são classificados em três categorias básicas: público interno (os funcionários de uma empresa), público externo (aqueles que não têm vínculo com uma empresa, mas a interessam de alguma forma, como os consumidores e a comunidade onde está inserida) e público misto (aqueles que têm funções dos públicos interno e externo, como investidores, fornecedores, intermediários, revendedores, familiares de colaboradores e cooperados).

Essa classificação, no entanto, não abrange toda a complexidade de públicos que existem nos dias atuais e por isso adota-se a noção de stakeholders (“interessados”), criada pelo filósofo Robert Edward Freeman e utilizada em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) e administração para classificar públicos estratégicos. Fábio França, professor e pesquisador renomado na área de relações públicas, subdivide os públicos em stakeholders, sendo cada um deles um grupo específico que gera interesse para empresa. São exemplos de stakeholders: a alta cúpula administrativa da empresa, os fornecedores, os consumidores, as associações e entidades de classe, a mídia, entre outros.

Como gerar engajamento com os stakeholders?

Conquistar o engajamento com os stakeholders é um desafio das empresas contemporâneas e cabe aos estrategistas das áreas de comunicação e relações públicas trabalhar nesse processo.

O ideal é que cada stakeholder receba uma atenção específica e estratégias exclusivas. Vale lembrar que, no desenvolvimento desas ações, utilizar metodologias reconhecidas como a análise SWOT pode ser um diferencial para que tenham mais eficácia.

Quais as melhores estratégias de engajamento com stakeholders

Para que você entenda melhor como engajar os stakeholders com a sua marca, desenvolvemos alguns exemplos de ações que podem ser úteis para a sua empresa. Cada uma das situações descritas representa uma ação com um stakeholder específico.

Prospects

Prospects são pessoas que estão interessadas em um produto ou serviço da sua empresa. Um exemplo de estratégia para gerar engajamento com esse tipo de público é usar as mídias sociais. Uma promoção no Facebook pode fazer com que essas pessoas compartilhem aquele conteúdo, gerando o que se chama de engajamento de propagação.

Mídia

Ter um bom relacionamento com a mídia é importante para que as ações da empresa sejam divulgadas. Você pode, por exemplo, promover uma coletiva de imprensa e chamar os veículos de comunicação da sua comunidade para anunciar um novo serviço ou produto que será lançado.

Clientes

Assim como os prospects, quem já é cliente da sua empresa também merece atenção e as estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing, podem ser uma boa ideia para manter uma base sempre fiel ao seu negócio.

Colaboradores

Nenhuma empresa funciona bem se não tiver colaboradores engajados. Por isso, adotar estratégias de endomarketing como eventos internos e planos de carreira é algo que não pode ser deixado de lado.

Esses foram apenas alguns exemplos de ações de relacionamento com stakeholders. Gostou das nossas ideias? Tem algo que você faça na sua empresa e quer compartilhar conosco? Então deixe um comentário e conte para nós!

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