Muitas vezes, quando se pensa no profissional de Relações Públicas, vem aquela imagem antiga de alguém que trabalha com marketing tradicional voltado para imprensa, parceiros e comunicação interna. Porém, a forma como o meio digital tem tomado conta do marketing atual sugere que unir profissionais de SEO e RP pode ser uma belíssima jogada!

O profissional de SEO, sigla para Search Engine Optimization, estuda e conhece as melhores estratégias de ranqueamento do Google e como conseguir alcance nas redes sociais com a produção de conteúdo. Por meio desse trabalho, pode transformar o leitor interessado em um cliente fidelizado e engajado com a empresa.

Imagine unir ambas as pontas desse trabalho de marketing e desenvolver uma estratégia brilhante dentro da sua empresa? Confira as dicas de como fazer isso a seguir!

1. Entenda o profissional de SEO

Já é fato, até para o senso comum, de que o Google é uma empresa predominante no meio virtual. As milhares de pesquisas realizadas diariamente no site e a pulverização de seus domínios nos mais diversos sites e aplicativos comprovam isso.

Por esse motivo, os profissionais de SEO estão se tornando cada dia mais indispensáveis para as empresas, por saberem usar diversas ferramentas que otimizam o alcance de postagens e a visualização de sites nos mecanismos de busca do Google.

Dentre as principais funções do profissional de SEO, estão:

  1. analisar tags, arquitetura web, codificação de página e conteúdo;
  2. pesquisar palavras-chave, tendências, volume de busca e os melhores termos para otimização;
  3. criar o melhor caminho para ser percorrido pelo usuário para chegar até o site.

2. Atualize o RP de sua empresa

Com essa predominância do Google e seu sistema de ranqueamento fica difícil explorar todo o potencial mercadológico de uma empresa se satisfazendo apenas com as atividades mais básicas de comunicação.

Você deve sim manter o contato offline e online com a imprensa, formadores de opinião, parceiros de renome e demais setores de influência na reputação da empresa. Mas vá ainda mais longe aliando o poder do RP com as estratégias do profissional de SEO.

O futuro é logo ali e você não vai querer ficar para trás.

3. Como unir profissionais de SEO e RP

Os profissionais de SEO são a base e o fermento do bom marketing digital. Vai ser por meio deles que os profissionais de RP poderão entender como planejar e otimizar o tudo aquilo que publicam na internet e aumentar a rentabilidade da empresa.

Por sua vez, o Relações Públicas, por formação e experiência, já tem um conteúdo programado e muito bem embasado sobre o perfil e os projetos corporativos, podendo fornecer ao SEO o melhor conteúdo para ser ranqueado.

Juntos podem otimizar o trabalho de comunicação e marketing em diversas instâncias, por exemplo:

  • divulgação de eventos sazonais;
  • criação de blog posts de alcance;
  • encontrar o público-alvo no meio digital e conduzi-lo ao projeto desenvolvido pela empresa, ex.: prática de esportes radicais;
  • consolidar uma visão holística do marketing na empresa, unindo o melhor de ambas as áreas nas estratégias comerciais de comunicação.

Enfim, como se pode ver, as vantagens em unir profissionais de SEO e RP são muitas e podem ser utilizadas de diversas formas. Por isso, não deixe de compartilhar nosso post para que mais profissionais entendam a importância dessa combinação! 🙂

[email protected] | + 55 48 3304-6549