Aventurar-se no mundo dos negócios é uma longa jornada, mas esse esforço pode ser extremamente recompensador para aqueles que trilham seu caminho de forma estratégica. Afinal, quanto mais informações sobre o nicho a ser explorado, maiores são as chances de sucesso.

A pesquisa de mercado disponibiliza direcionamentos fundamentais para o planejamento estratégico e ações que podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Ela oferece uma imagem do cenário como um todo: do seu mercado, do público-alvo e da concorrência.

Quer entender melhor como funciona a pesquisa de mercado antes de colocar sua ideia em prática? Veja agora tudo que você precisa saber sobre o assunto:

Tipos de pesquisa de mercado

Basicamente, existem dois tipos de pesquisa de mercado: a primária e a secundária. Para saber aplicá-las corretamente, é preciso entender a natureza de cada uma.

A pesquisa de mercado primária indica o momento em que ela é utilizada. Sendo assim, o seu foco é coletar as informações triviais, mas cruciais para o negócio — informações sobre vendas, público-alvo, material gráfico de publicidade e marketing, por exemplo.

Já a pesquisa de mercado secundária é feita em um momento posterior. Desenvolvida com base em dados existentes e devidamente registrados (IBOPE, IBGE, etc), essa pesquisa é fundamental para expandir uma empresa e abrir um escritório em um novo centro, ter dados demográficos de qual a fatia da população envolve o público-alvo, renda per capita, etc.

Uma loja de roupas de grife para jovens, por exemplo, não teria o ambiente mais saudável em uma cidade onde a renda per capita é de Classe C2 e a maior parte da população é de adultos e idosos. Por outro lado, talvez uma loja de departamento fizesse sucesso nesse contexto.

Essas pesquisas podem ser qualitativas (amostragem menor, com maior direcionamento) ou quantitativas (amostragem maior, com maior abrangência).

Conhecendo o seu público-alvo

Entender a percepção do seu público-alvo é essencial para poder se comunicar propriamente com ele. O que ele prioriza, preço ou qualidade? Valor agregado ou usabilidade? Pesquise a opinião dos seus clientes e use essas informações a seu favor.

Responder essas e outras perguntas é o diferencial para se aproximar do público, se planejar estrategicamente, definir seu posicionamento e seu modo de agir.

Delimitando o problema de pesquisa

Antes de começar uma pesquisa de mercado, é importante que o seu objetivo esteja bem delimitado. É preciso saber para qual pergunta o resultado da pesquisa dará uma resposta. Mas atenção: o que se delimita é a pergunta, e não a resposta. Isso é importante apontar para que a pesquisa não sofra vícios de origem e perca seu valor efetivo.

Quanto melhor formulado o objetivo da sua pesquisa de mercado, mais confiáveis serão seus resultados — e, consequentemente, mais eficientes serão suas ações.

Direcionando a pesquisa ao perfil do seu cliente

Direcionar a pesquisa ao cliente é fundamental. Afinal, é dele que a saúde de sua empresa dependerá diretamente. Conhecer o perfil do seu cliente é importante para saber com quem a pesquisa se comunicará. Logo, se você tem uma empresa que vende roupas de grife para mulheres jovens, a sua pesquisa deverá ser direcionada às mulheres jovens que se enquadram nesse nicho.

Colocando essas dicas em prática, você terá informações valiosas sobre o seu público-alvo e poderá guiar suas ações e projeções com mais segurança e inteligência. Faça pesquisas de mercado e valorize o seu dinheiro!

Agora que você já sabe importância de uma pesquisa de mercado para a comunicação estratégica da sua empresa, que tal se inteirar de outras tendências do mercado? Conheça as vantagens do marketing digital e descubra como a publicidade online pode alavancar o seu negócio!

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