Integrar campanhas de marketing online e offline é fundamental para quem deseja atingir resultados melhores na hora de divulgar uma marca, produto ou serviço.

Isso acontece porque, enquanto a rapidez da internet facilita a propagação de uma campanha de marketing digital, as campanhas offline podem ser inseridas em veículos mais específicos para atingir um público mais direcionado, bem como ativar presencialmente a marca junto ao seu público-alvo.

Mas como fazer com que canais de comunicação tão distintos trabalhem juntos? É o que você vai descobrir neste artigo!

Entendendo marketing online e offline como Yin e Yang

Marketing online e offline não são estratégias excludentes ou isoladas. Pelo contrário: as ações de cada frente da estratégia não só podem como devem se complementar.

Ou seja, para montar uma estratégia de marketing completa, é preciso elaborar um planejamento em que as campanhas online e offline dialoguem uma com a outra. Se elas não estiverem seguindo na mesma direção e promovendo a mesma ideia e conceito, o resultado será uma comunicação confusa e pouco efetiva.

Onipresença diante do mercado consumidor

Uma das principais vantagens de investir em estratégias de marketing online e offline é permanecer onipresente para o consumidor final. Ou seja, sua marca, serviço ou produto será visto e lembrado em diversos momentos do dia do consumidor, seja no pdv, quando ele abrir um jornal ou revista, for a algum evento, assitir TV ou acessar a internet.

Afinal, apesar de o online estar ganhando cada vez mais espaço, a maioria das pessoas ainda “migra” entre esses ambientes.

Um segmento que consegue integrar online e offline para estar sempre presente na mente do público é o marketing esportivo. Sempre que alguma competição está para ser iniciada ou decidida, são lançadas campanhas em várias mídias com o intuito de atrair os olhares dos torcedores e admiradores do esporte.

É só observar: filmes de grande impacto, mostrando momentos ou lances inesquecíveis, são divulgados tanto nas redes sociais quanto na televisão, em programas esportivos ou em anúncios. Além disso, grandes estrelas do esporte estampam sessões de fotos e anúncios impressos, convidando torcedores a assistirem aos jogos e a participarem dos eventos.

Saindo do lugar comum para acompanhar seu público

Para integrar as ações de ambientes de mídia diferentes, você terá que mesclar linguagens e usar elementos de um canal de comunicação em outro para atrair um novo público, saindo do lugar comum.

Se a sua audiência não tem o costume de ler jornal e assistir TV, por exemplo, você pode usar memes, emoticons e demais elementos comuns do mundo virtual para atrair sua atenção nestes outros meios. Desse modo, você oferece uma integração entre dois públicos (do online e do offline).

Medindo a eficácia por meio de downloads, acessos, curtidas, seguidores e audiência

Uma das principais vantagens do marketing online é que ele dá origem a uma série de métricas que permitem mensurar em tempo real os resultados da estratégia.

Quando você integra bem suas ações em diversos canais, você pode aproveitar esses benefícios mesmo para campanhas offline, analisando as métricas de audiência ou engajamento das redes sociais.

Para isso, você pode partir de perguntas como:

  • Quantas curtidas sua página no Facebook tinha antes e depois de a campanha ser lançada?
  • Quantos compartilhamentos alcançou?
  • Quantos acessos seu site ou blog teve no período?
  • Quantos novos seguidores você conquistou?

Unir estratégias de marketing online e offline significa andar de mãos dadas com o novo jeito de se comunicar, adaptando-se ao desejo do público-alvo e compreendendo que a forma como nos comunicamos está em constante mudança.

Se você deseja aprender mais sobre como criar boas estratégias de marketing, confira também quais são os 4 itens fundamentais para qualquer plano de marketing!

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