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As empresas que mais engajam e criam envolvimento com a marca estão dando uma verdadeira aula de como potencializar os resultados do marketing esportivo através da ativação de patrocínio.

Você sabe o que significa ativar um patrocínio?

A ativação de patrocínio é uma estratégia que engloba uma série de ações que potencializam os impactos positivos do marketing e contribuem para o retorno do seu investimento em valores subjetivos, como empatia e paixão pela marca. Ela foi criada porque o patrocínio por si só não é capaz de gerar engajamento: ter a sua marca estampada na camisa de um atleta não é suficiente para causar impacto.

Para investir em patrocínio é preciso fazer um planejamento e definir quais as ações serão trabalhadas para torná-lo ativo, ou seja, quais serão as formas de ativação: comerciais de televisão, marketing digital, utilização de atletas em eventos, etc. É importante conhecer o público e a modalidade pretendida, definir os objetivos a serem alcançados e os resultados esperados.

Cases de ativação de patrocínio no marketing esportivo

O marketing digital tem sido uma das ferramentas mais utilizadas para potencializar as ações da ativação de patrocínio, sobretudo pela praticidade em calcular o ROI — o retorno sobre o investimento. Sites, blogs e redes sociais são ambientes propícios para a distribuição de vídeos, imagens e artigos e são uma ponte direta de comunicação e feedback com o público.

O surf é um esporte em franco crescimento e podemos destacar o sucesso atual de brasileiros como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, entre outros. Sabe o que uma empresa ganha ao ativar o patrocínio na modalidade do surf? Basicamente, ela se aproxima intimamente daquele público. Interage, cria engajamento, agrega valores como práticas saudáveis, irreverência e consciência ecológica. Enfim, os benefícios são inúmeros.

Veja algumas empresas que estão mergulhando de cabeça nessa onda:

Guaraná Antarctica

Além de investir nos comerciais de televisão, os profissionais de marketing do Guaraná Antarctica alimentam o canal no YouTube, a fanpage no Facebook e páginas no Twitter e Instagram com conteúdos criativos e divertidos. São posts e vídeos que sugerem o acompanhamento do refrigerante na praia, no evento de surf, participações ao vivo com Gabriel Medina no Facebook, entre outros.

A promoção “Deu Match? Se joga no escuro!” usa a trajetória do surfista Gabriel Medina como tema para o lançamento do Guaraná Antarctica Black em novo sabor: açaí e frutas da Amazônia. Outra campanha na web é “Surfando no escuro com Medina”, que pretende sortear a prancha usada no comercial. Os interessados em participar da promoção utilizam o site para fazer um cadastro, uma das facilidades que só o marketing digital oferece.

Oi

A operadora de telefonia Oi sempre investiu em várias modalidades esportivas e o surf se tornou, nos últimos tempos, o principal foco da empresa, que busca agregar jovialidade e irreverência à marca.  Segundo Eric de Albanese, diretor de comunicação da empresa, esse sucesso se deve ao fato de conquistar uma ideia positiva pelo estilo de vida dos praticantes de surf.

A empresa acredita no esporte como um agente transformador, capaz de associar qualidades como motivação, saúde, equipe, liderança e superação,  por isso contribui para diversas competições no país com a prestação de serviços de telecomunicações. A Oi é patrocinadora do Rio Pro – etapa brasileira da World Surf League Championship Tour: como consequência, a competição registrou um aumento de 80% de público em relação ao ano passado.

Samsung

Outra empresa que investe em ativação de patrocínio esportivo é a Samsung. A parceria inclui nomes como Gabriel Medina (surf), que representa a marca nos principais campeonatos mundiais, Gabriel Jesus (futebol), Bia e Bianca Feres (natação) e Isaquias Queiroz (canoagem). A ideia é ir além da imagem do atleta, pensando em como ajudar as pessoas a ter uma vida mais prática através da tecnologia. É uma troca, afinal os esportistas têm a sinergia necessária para transmitir o conceito de qualidade e praticidade.

O que pode ser destacado em todas as grandes empresas que priorizam a ativação do patrocínio é o foco em resultados, uma vez que o maior benefício dessa estratégia é o retorno do investimento.

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