O boom da internet no século 21 significou não apenas uma revolução na maneira de se comunicar em sociedade, mas também mudanças drásticas na forma de fazer marketing. Em um contexto no qual a publicidade explícita já não possui tanta eficácia quanto antigamente, o marketing tradicional perdeu espaço para o marketing digital, menos invasivo e mais informativo.

Os hábitos de consumo continuam a se modificar e a se transformar constantemente, fator que exige atualização constante na área de marketing. Nesse artigo, você entenderá como funciona o marketing digital e verá quais são os principais benefícios dessa estratégia para as empresas.

As diferentes estratégias de marketing digital

São muitas as ferramentas e plataformas disponíveis para se fazer marketing na internet. Algumas delas gratuitas, outras exigem recursos financeiros; algumas trazem resultados imediatos, outras são voltadas aos benefícios a longo prazo e à durabilidade. Mas antes de começar, você sabe o que é exatamente o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo

O conteúdo é responsável pela maioria dos cliques na web. Atualmente, o comportamento do usuário é focado na informação, então um ótimo meio de alcançá-lo é produzindo conhecimento valioso para o seu público-alvo.

Os formatos mais conhecidos para divulgar conteúdo on-line são posts de blogs, vídeos e posts em redes sociais, mas existem outros canais como podcasts, e-books, apresentações de slides, entre outros. O importante é analisar o que é mais consumido pela sua persona para auxiliá-lo na resolução de problemas com eficiência.

Veja abaixo as principais práticas para alavancar o marketing digital da sua empresa:

Otimização para mecanismos de buscas

Os motores de busca como Google, Bing e Yahoo, entre outros, são responsáveis por redirecionar os usuários que realizam pesquisas a páginas que lhe sejam úteis e confiáveis. O SEO (Searching Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa mostrar a esses mecanismos que as suas páginas são valiosas. Trata-se de uma estratégia que leva em conta fatores como a experiência do usuário e a escolha de palavras-chave.

Ao melhorar o rankeamento do seu site nos mecanismos de busca, seu conteúdo pode ser facilmente encontrado quando seu possível cliente buscar por algum assunto relacionado ao seu produto ou serviço, dando à sua empresa a oportunidade de sanar uma dúvida e ainda se firmar como autoridade na área.

E-mail marketing

O e-mail é um meio de comunicação cujo sucesso é questionado regularmente. Porém, ainda hoje ele é considerado uma poderosa ferramenta para o marketing. O que mudou é a forma como é utilizado: os internautas estão cansados do bombardeio de publicidade ao qual são submetidos e querem receber somente conteúdo valioso. Essa estratégia é recomendada para construir um relacionamento a longo prazo com seus clientes, reforçando a autoridade da sua marca e mantendo a sua empresa viva na memória dos clientes.

Mídias sociais

No marketing offline, é comum as empresas escolherem lugares movimentados para exibirem banners e outdoors. Na internet, o ponto de encontro dos usuários são as mídias sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram. Além de simples de gerenciar, elas dão uma ótima oportunidade para as marcas dialogarem com seu público-alvo.

Inbound Marketing

Aliando todas as estratégias citadas anteriormente, o Inbound Marketing (ou marketing de atração) utiliza técnicas que se diferem dos invasivos anúncios da mídia paga, engajando e encantando o usuário antes de efetivamente fechar um negócio.

Utilizando-se do funil de vendas – que tem como objetivo atrair, converter, vender e encantar – a empresa constrói um processo que preza pela relação de confiança entre o internauta e a marca. Essa é uma das mais importantes tendências do marketing digital atualmente, já que o foco é a lealdade do consumidor e a construção de uma imagem sólida e solidária por parte das empresas.

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