Marcas estão sempre ao nosso redor e estão diretamente ligadas ao nosso cotidiano (vestuário, alimentação, serviços, etc.). Elas são parte integrante da vida moderna e não podem ser separadas das nossas atividades. Por isso, é fundamental conhecer estratégias para poder destacá-las diante do público, a exemplo do Marketing de Ativação.

A percepção da marca está estruturada por estímulos de interações que o usuário tem com ela. Estes estímulos são muito importantes. Estímulos positivos significam que o usuário usou a marca e ela correspondeu ou superou as expectativas, portanto, tem grandes chances de usá-la novamente. Dessa forma, gerentes de marketing precisam desenvolver um adequado processo de Marketing de Ativação que ajudem a criar estímulos positivos. Conheça agora algumas dicas que sua empresa pode usar para isso!

1. Identifique a sua singularidade

Observe sua marca nas comunicações de marketing, site e canais de mídia social. Como você a compara com seus concorrentes? Certifique-se que sua singularidade é criativamente expressa e em pé de igualdade com a forma como você entrega seus serviços. Converse com seus colaboradores, parceiros e clientes para ver se eles observam as qualidades únicas e atributos que o tornam diferente.

2. Meça o desempenho do seu conteúdo

Analisar seu conteúdo te ajudará a entender o que faz seu negócio gerar leads, o que você deve mudar, o conteúdo que você deve promover e qual ainda está faltando criar. Teste diferentes “chamadas à ação”, que são benefícios ou recursos dirigidos. Use o Google Analytics para medir o tempo que os visitantes passaram em determinadas páginas do seu site e blog.

Identifique os pontos de vista, cliques, ações, likes, retweets e comentários. Use esses dados para corrigir o curso do que mais importa para o seu negócio, como geração de leads para novas oportunidades, o envolvimento do cliente, vendas e receitas.

3. Destaque seu modelo de negócio com o Marketing de Ativação

A estratégia da marca vai ajudá-lo a se conectar com sua proposta de valor e atributos únicos, ao modo como você faz negócios com sua persona, assim como aos produtos que você entrega. Mudanças de direção corporativa ou atualizações de seus produtos e serviços são grandes oportunidades para revitalizar como você se comunica, fazendo-o diferente em um mercado competitivo.

Sua marca não é apenas o seu logotipo, nome ou produto — sua marca é uma percepção de desempenho. É o que os seus clientes, parceiros e colaboradores acham sobre o seu negócio, como você oferece serviços e como isso os faz se sentirem.

4. Comprometa-se a competir

Nada fala mais alto que seu compromisso em abordar uma iniciativa de Marketing de Ativação. Similar aos atletas que buscam estar em suas melhores condições para atingir seu desempenho máximo, você deve se preparar e confiar em sua visão de sucesso para poder alcançá-lo. As empresas que desejam obter melhores resultados de marketing devem estar prontas para realizar seus objetivos.

Identifique seus recursos internos, estabeleça metas realistas, prazos e um orçamento para executar um plano de projeto. Após isso, nomeie um líder para facilitar o feedback sobre as ações. Contrate uma agência para criar um blog, site e mídias sociais que alcancem da forma certa seu público, criando uma abordagem vencedora.

5. Seja forte

Não se deixe intimidar pelos concorrentes maiores ou mais bem-sucedidos. Seja inspirado pelo que eles estão fazendo, analise seu negócio e converta isso para o que você faz. Desafie a si mesmo e a sua equipe, principalmente a melhorar suas habilidades e ganhar vantagem competitiva. Descubra como “pensar fora da caixa” pode ser usado na forma que você faz negócios ou como sua empresa comunica sua diferença.

Participe de iniciativas de marketing estratégico, quer se trate de uma nova identidade visual, website, novos produtos e serviços, materiais de marketing, etc. Invista no que está faltando e veja onde sua marca pode chegar. Lembre-se: a forma como você se comunica é a diferença base e a força de sua marca.

Esperamos que tenham sido encorajados a abraçar o Marketing de Ativação como um foco central de sua próxima iniciativa. Acreditamos que esse conteúdo precisa ser repassado para muitas pessoas, então, compartilhe esse post nas suas redes sociais!

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