A rede de contatos de uma empresa é um item essencial para quem deseja crescer. Quem já trabalha no ramo comercial há algum tempo, no entanto, sabe que conseguir essas informações não é uma tarefa fácil. Mas você sabia que os eventos são uma ótima maneira de ampliar sua rede de contatos?

No post de hoje, mostraremos algumas práticas para fazer uma gestão de eventos eficiente e conquistar resultados ainda melhores para a sua empresa. Confira!

Por que usar a gestão de eventos para divulgar minha marca

Uma velha máxima que circula entre as empresas é dizer que “evento é vento”, ou seja, que os resultados só existem na hora. O que eles esquecem, porém, é que dependendo da estratégia utilizada, esse sopro pode fazer você ganhar a velocidade necessária para se distanciar da concorrência.

Planejando e definindo com clareza os objetivos das suas ações, é possível traçar estratégias para aproveitar todas as oportunidades da melhor forma. Afinal, a gestão de eventos existe para auxiliar não apenas no controle do sucesso da ação em si, mas também para garantir que ela satisfaça os objetivos da marca, sejam eles a curto, médio ou longo prazo.

Como fazer uma gestão de eventos eficiente

Separamos, a seguir, algumas estratégias eficientes para gerir seus eventos. Independentemente do formato ou do público, todas essas práticas podem (e devem!) ser usadas nas suas ações de marketing:

Disparo de e-mail marketing

Um dos aliados mais fortes, ainda que subestimados, esse é um investimento fantástico para divulgar conteúdo, promoções e muito mais. Crie uma newsletter e divulgue-a no seu site, blog ou redes sociais, convidando os usuários a se inscrevam para receber as novidades da sua marca.

Quem se inscrever estará realmente interessado no que a sua empresa tem a oferecer, então é importante organizar listas de clientes e prospects para divulgar conteúdo exclusivo para cada um desses contatos.

Na hora de divulgar suas participações em feiras, congressos ou mesmo para convidar clientes e prospects para festas e celebrações, utilize essa lista de contatos para garantir a presença deles. Além de reforçar a presença online da sua marca, essa é uma ótima forma de mostrar que a sua empresa se importa com seus clientes para além das relações comerciais.

Facebook Ads

Não é novidade que o Facebook permite criar eventos e anunciá-los na rede. Simples de usar, a própria ferramenta de anúncios da rede social, o Facebook Ads, permite que você crie um target bem interessante: é possível segmentar seu público por local, idade, gênero, interesses e até mesmo escolher se você quer divulgar para quem já curte sua página ou para quem ainda não viu o perfil da empresa.

Senso de urgência

Você já deve ter reparado que a maioria das  pessoas costuma deixar para fazer tudo na última hora. Por isso, para uma gestão de eventos eficiente, você precisa fazer os ingressos/convites circularem com o máximo possível de antecedência. Existem algumas formas simples de garantir essa visibilidade:

  • Estabeleça lotes: seja com escalada de preços ou de benefícios, os lotes ajudam a fazer com que as pessoas tomem a decisão de adquirir o ingresso ou confirmar presença com mais rapidez;
  • Ofereça brindes: presenteie os primeiros a garantir presença. Isso não só ajudará a fazer os ingressos circularem, mas também servirá para gerar ainda mais buzz, quando divulgado nos seus canais. Por isso, capriche no brinde!
  • Dê cupons promocionais: ótima tática para atrair novos clientes e fechar negócio. Aproveite para encantar no atendimento e se diferenciar da concorrência.

Retargeting

Estratégia de extrema importância para o marketing digital, o retargeting utiliza cookies para identificar o cliente que visitou a página do seu evento, mas não fechou negócio. Dessa forma, é possível ver quem se interessou pelo conteúdo em algum momento e utilizar uma rede de anúncios para divulgar seu evento em outras páginas visitadas por esse público.

Branding

Quando um evento é especial, sua marca conquista mais do que uma presença ou ação pontual: ela fica gravada na memória e no emocional de quem compareceu como algo positivo.

Uma boa gestão de evento pode transformar o momento em ação de branding. Isso significa proporcionar uma ocasião para que a sua marca seja abraçada e querida pelo público, numa combinação entre reconhecimento da qualidade e sentimento de bem-estar pela experiência proporcionada.

Vale lembrar ainda que uma boa gestão de eventos não precisa necessariamente de muito investimento financeiro. Na verdade, o mais interessante é apostar em boas ideias e em uma rede eficaz para divulgação e atendimento. Por isso, aproveite as oportunidades da internet e estruture seus anúncios e canais para serem irresistíveis!

Se “evento é vento” mesmo, resta aos empreendedores escolher com cuidado o barco, a vela e a tripulação para sair na frente da concorrência! Quer saber mais sobre eventos de sucesso? Então confira agora nosso artigo sobre a abertura das Olimpíadas Rio 2016!

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