Pense em algum objeto do seu cotidiano. Hastes de algodão? Curativos? Esponjas de aço? Macarrão instantâneo? Com certeza ao ler cada um desses produtos você os associou automaticamente a uma marca conhecida, não é?

As marcas fazem parte do imaginário das pessoas, fixadas de forma que você se lembre delas antes mesmo de saber o nome original do produto. Isso é o que chamamos de Branding, que é nada mais do que a construção de uma marca no pensamento dos consumidores.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre esse processo, ensinando como fazer gestão de marcas de forma eficiente. Vamos lá?

O que é a gestão de marcas

O branding é o processo que faz com que um cliente fixe e idealize uma marca para a necessidade que ele apresentar. Uma marca bem estabelecida existe por um motivo, cumpre bem esse papel, atinge o público desejado e tem bem definidos os valores e identidade que transmitem ao consumidor. Assim, ela se torna uma marca memorável, sempre presente na consideração das pessoas.

Sabendo sua estratégia e o valor de seu produto

Antes de seguir qualquer passo dentro das áreas de marketing, publicidade e vendas, é necessário saber bem o caminho a se seguir, para evitar que erros aconteçam. E isso deve estar presente na hora definir o plano para estabelecer uma marca no mercado.

Portanto, estude o ambiente e o público envolvido, onde a sua marca está e onde você quer levá-la. É muito importante definir o que sua ideia promete (e garantir que ela o cumpra), definir a mensagem que você quer passar e quais os valores que uma marca possui, como confiabilidade, segurança ou inovação.

Construindo a ideia de uma marca

Uma boa marca é aquela que segue o planejamento estratégico passado e representa bem os valores preestabelecidos. Portanto, sua marca deve ter uma forte identidade, um nome que atraia e que mostre bem o que ela quer entregar, que seja fácil de “cair nas graças” dos consumidores.

Além disso, é importante pensar na identidade visual, que deve ter cores, tipografias e linguagens características únicas e bem relacionadas com a imagem que você quer passar para o seu público.

Mãos à obra: como fazer gestão de marcas

Uma marca que não é de fato aplicada é apenas uma ideia no papel. Por isso, você deve ativá-la de acordo com o planejamento estratégico previamente estabelecido, avaliando e analisando todo o processo, considerando custos, esforços, dificuldades e resultados. Fique atento a cada detalhe do processo e sempre procure o feedback do mercado em relação à sua marca.

Realizando a manutenção da imagem da sua marca

Uma vez implantada no mercado, a marca deve ser protegida e bem gerenciada. Então, busque analisar os fatores internos e externos que determinarão a força de sua marca.

  • Fatores como o conhecimento, comprometimento da empresa e capacidade adaptação são fatores internos que estabelecem o valor de sua marca no mercado.
  • Autenticidade, relevância, diferenciação da concorrência, presença de mercado e entendimento do público são fatores externos que traduzem a percepção do público sobre sua marca

O branding deve sempre considerar esses atributos para que haja uma construção e manutenção de uma marca saudável, que irá trazer resultados e fazer parte do pensamento dos clientes.

Entendeu como fazer gestão de marcas eficiente? Restou alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!

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