A insatisfação com os padrões antigos de trabalho, que propõe uma remuneração fixa por determinados empregos, está cada vez mais evidente no mercado. As pessoas buscam cada vez mais por outros modelos, colaborando também para uma mudança da lógica da sociedade.

Nesse contexto, o financiamento coletivo surgiu para unir quem quer efetivamente se engajar em uma causa, com quem pode contribuir economicamente para viabilizá-la. Muito difundido no exterior, o crowdfunding também está em expansão em diversos segmentos no Brasil.

O que muita gente não sabe é que ele também pode ser fundamental para o desenvolvimento do nosso esporte! Quer descobrir como? Confira o conteúdo a seguir:

Afinal, o que é crowdfunding?

O crowdfunding é uma estratégia que conecta pessoas que idealizam e propõem projetos a investidores ou empresas que queiram financiá-los. Trata-se de uma maneira de obter fundos com um financiamento coletivo, que irá contribuir para transformar um plano, produto ou ideia em realidade.

A internet deixou esse processo muito mais democrático e abrangente, facilitando a divulgação das causas e o engajamento de doadores de qualquer lugar. Via de regra, é possível contribuir com quantias pequenas, médias e até valores altos financiados por empresas, as cotas de patrocínio.

Geralmente, os colaboradores ganham recompensas que dependem do valor doado, podendo ir de agradecimentos e brindes a shows e encontros com artistas, por exemplo. Isso dá a chance de qualquer pessoa assumir um papel importante na iniciativa, além de efetivamente viabilizar uma mudança na forma como são realizados os financiamentos.

Atletas patrocinados por financiamento coletivo

O financiamento coletivo já tinha se popularizado no Brasil, especialmente em áreas como captação de recursos para propostas artísticas e desenvolvimento de projetos científicos. No entanto, especialmente com a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o esporte e seus atletas também começaram a ver o crowdfunding como uma ótima forma de colocar seus projetos em prática.

Maurren Maggi

Um dos exemplos mais marcantes é o da campeã olímpica de 2008 de salto em distância, Maurren Maggi. Sem patrocínios significativos e insatisfeita com a falta de apoio financeiro para realizar seus treinamentos, ela criou um site de crowdfunding para possibilitar sua participação na Rio 2016. Com o mote “Patrocine meu treino”, a atleta conseguiu arrecadar mais de 44 mil reais.

Rodrigo Lobo

O triatleta Rodrigo Lobo foi outro esportista que utilizou estratégias digitais: ele queria financiar seus treinos e viagem para a disputa do Ironman em Kona, no Havaí. O Ironman é uma das provas mais desgastantes e difíceis do planeta e, como até a inscrição tem um custo elevado, ele não conseguiria bancar tudo sozinho.

Seu objetivo foi alcançado: com mais de 12 mil reais arrecadados, Lobo foi o 8º melhor amador e 21º colocado na classificação geral da competição!

Jéssica Reis

A jovem saltadora de apenas 20 anos é uma de nossas promessas no atletismo e segue os passos de Maurren Maggi, dentro e fora das pistas. Com o mesmo problema de falta de patrocínio, Jéssica também apostou em um site de financiamento coletivo. O objetivo foi arrecadar a quantia suficiente para passar uma temporada de treinamento de seis meses nos Estados Unidos.

Coletivo do Esporte da Microsoft

Até as grandes organizações estão aderindo ao financiamento coletivo. Uma delas é a Microsoft, que começou por meio de uma ação chamada “Coletivo do Esporte”. É uma plataforma de crowdfunding com foco em projetos esportivos e na inclusão social por meio do esporte.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem apoiar campanhas com qualquer quantia, e todas as arrecadações são feitas diretamente pelo site. É um marketing esportivo altamente positivo para empresas, pois ainda abre a possibilidade de abater as doações do imposto de renda.

Já deu pra perceber que o financiamento coletivo é uma grande tendência dentro do esporte. Além de atletas e times, empresas também podem aderir a esse tipo de incentivo, modificando a lógica de patrocínio dessa área.

E você, gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

[email protected] | + 55 48 3304-6549