Você já parou para pensar por que geralmente lembramos mais de uma marca do que de outra quando precisamos comprar algum produto? Simples: a marca é uma forma de comunicação entre a empresa e o consumidor. Por isso, saber quais são os fundamentos da criação de marcas é tão importante.

Você sabe o que é uma marca?

O conceito de marca é, basicamente, aquilo que conecta o seu produto ou serviço ao consumidor. É uma ideia que as pessoas têm da sua empresa e dos produtos que ela oferece. Uma marca bem definida, portanto, é fundamental para que o consumidor entenda a personalidade e os valores da sua empresa.

Quais são os fundamentos para a criação de marcas?

1. Saiba o que  não é uma marca

Antes de começar, vamos desmistificar o conceito de marca. Ainda é muito comum ver empresários querendo uma nova logo, um cartão de visitas diferente ou novos slogans, achando que apenas isso é o suficiente para identificar uma marca. Na verdade, essas estratégias são apenas coadjuvantes que ajudam a compor a marca.

2. Conecte-se a pessoas

Você sabe por que não é possível construir uma marca da noite pro dia? Como disse o famoso designer Walter Landor, “produtos são feitos nas fábricas, marcas são feitas na mente das pessoas”.

Uma marca gera experiências na mente de cada consumidor. Cada pessoa interpreta uma ação, comportamento ou sentimentos de formas diferentes, e controlar esse processo de interpretação pode ser bem difícil. Por isso, é fundamental conseguir fazer com que as pessoas passem a se conectar com sua marca, associando-a com algo útil e fundamental a suas vidas.

3. Use o bom senso

Existe um senso comum que guia a maioria das interpretações que fazemos, e é possível utilizar esse conceito a favor de sua marca.

Uma marca que faz piadas preconceituosas, por exemplo, será mal vista pelo senso comum, ainda que uma parcela da população não veja problema nisso. Da mesma forma, uma empresa que participa de ações sociais tem mais chances de conquistar uma boa reputação.

4. Tenha uma história

Qual é a história por trás de sua marca? Ainda que inconscientemente, as pessoas costumam se conectar a uma marca através das histórias que elas contam e das sensações e sentimentos que transmitem.

Contar uma história que mostre como a sua marca começou é uma excelente forma de divulgar a imagem da sua empresa. As pessoas gostam de saber o que está por trás do nome, do logotipo ou mesmo das pessoas que pensaram e construíram essa marca.

5. Desperte emoção

Você sabe qual a mensagem a sua marca irá transmitir ao consumidor? Não estamos falando aqui apenas de uma mensagem verbal, mas dos sentimentos despertados nas pessoas cada vez que elas entram em contato com a sua marca.

Toda marca de sucesso carrega consigo um peso emocional que incita o cliente a consumi-la. Portanto, se quiser criar uma identidade de peso, tenha em mente que ela deve cativar as pessoas para que, quando uma necessidade surgir, a sua marca seja a primeira coisa que elas se lembrem.

6. Use o Branding para criar sua marca

Para gerir sua marca de forma eficiente, é necessário fazer um excelente trabalho de Branding. Afinal, ele será o pilar para promover sua identidade no mercado. Lembre-se que o trabalho de criação de marcas é uma jornada que começa com uma simples pergunta: quem eu quero ser na minha área de atuação?

Após decidir que tipo de marca você deseja construir, deve-se iniciar um trabalho cuidadoso de Branding, utilizando recursos como identidade visual, trabalho de relações públicas, interação com os clientes, funcionários, entre outros aspectos fundamentais para a criação de marcas. A partir daí, seu sucesso junto ao mercado consumidor estará ainda mais próximo!

E você, já usou o Branding para a criação de marcas? Restou alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários e participe!

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