O desafio de desenvolver uma marca vai muito além de criar logo e slogan, organizar questões administrativas e uma estrutura física ou e-commerce que divulgue o que você pode oferecer de melhor. É preciso se colocar no lugar do seu consumidor e buscar os diferenciais que irão fazer  seu produto ou serviço ter a preferência no momento da procura pelo seu público. Estes são, sem dúvida, pontos-chave considerados pelas maiores marcas do mundo, como Coca-Cola, Nike, Sony, entre outras, para atingir um patamar quase imbatível.

No entanto, para fazer parte deste seleto grupo de marcas que se mantêm constantemente na memória do consumidor, você deverá seguir alguns passos e definir elementos essenciais com cuidado e atenção. Elementos estes, que certamente farão de sua marca uma campeã no Top of Mind popular. Veja abaixo 5 destes elementos.

Como criar uma marca com forte identidade

Associar uma marca a uma persona é muito benéfico para que você alcance bons resultados. Defina os pontos fortes e os principais obstáculos que estarão na trilha que leva ao sucesso. Pense em como sua marca dialoga com os parceiros que poderão levá-la mais longe. Forneça os elementos necessários para que ela seja vista sempre com muita força em qualquer competição com a concorrência. Sabendo quem ela é e onde quer chegar, será muito mais fácil torná-la memorável ao público que deseja conquistar.

Posicione sua marca onde ela precisa estar

O início de um trabalho de construção de marca não é nada fácil. Trabalhar seu posicionamento é fundamental para que ela desenvolva um ciclo de vida saudável, em que o pico de sucesso possa ser estendido pelo maior período de tempo possível. Definir missão, visão e valores são fundamentais para ter em mente onde sua marca está e onde deseja chegar. O posicionamento bem definido da marca, utilizando por exemplo o desenho adequado de sua Matriz Swot, ajudará a entender quais serão os desafios de sua marca e como ela é vista por seu público.

Crie um manual da marca ou Brand Book

Um manual da marca ou Brand Book, é diferente do manual de identidade visual da marca, já que o Brand Book é destinado a descrever como sua marca apresenta seus valores subjetivos e sentimentais, enquanto o manual de identidade visual da marca oferece informações técnicas na utilização de logos, fontes e etc. O Brand Book é a receita para que sua marca seja campeã.

Com um Brand Book, você poderá ter um posicionamento melhor definido quanto aos sentimentos que sua marca deseja despertar no consumidor, o que pode ser muito eficaz na produção de roteiros e na forma com que a relação com o público poderá ser feita, para que a memorização seja o mais forte possível.

Conheça sua concorrência

Estar atento às qualidades que destacam seus concorrentes é sempre necessário. Encarar o desafio de superá-lo em meio à batalha pela memória do consumidor, é vestir-se como o próprio consumidor da concorrência e entender quais pontos fortes devem ser respeitados e quais deficiências devem ser exploradas para que sua marca esteja sempre entre as vencedoras no momento em que cada consumidor decide o que comprar. Embora alguns diretores exagerem na rivalidade quanto a encarar um concorrente, torcendo o nariz para o produto alheio, será apenas como um consumidor original que o mercado onde você atua poderá ser amplamente conhecido em todos os seus aspectos.

Conheça e se relacione com seus clientes

Entre os desafios de construir uma marca sólida em tempos de redes sociais, onde tudo é compartilhado com uma rapidez impressionante, apostar em ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para que a classificação de sua marca seja sempre positiva, garantindo boas referências e, assim, trazendo uma amplitude ainda maior ao sucesso de sua marca. Respeite ao máximo o consumidor e saiba extrair as mais diferentes críticas, buscando sempre o diálogo com a intenção de melhorar. Ter uma boa reputação baseada na maneira como se relaciona com seu público é, sem dúvida, uma chance de montar um time forte de “advogados da marca”, que nunca precisarão ser pagos para defender o nome de sua empresa.

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