Para que uma marca consiga resultados com o trabalho desenvolvido nas redes sociais, não basta apenas ter canais e postar frequentemente: é preciso estimular o engajamento. As marcas devem sempre buscar uma comunicação com seu público, mas não da forma tradicional, na qual só empresas falam. Mais do que nunca, é preciso abrir espaço para o diálogo com os seguidores.

Essa interação é fundamental, uma vez que estamos lidando com consumidores cada vez mais críticos em seus hábitos de compra. Propagandas com estratégias do tipo viral podem até funcionar, mas por um período curto de tempo. Já a interação com o seu público traz resultados a longo prazo.

Não sabe por onde começar? Veja agora 4 dicas imperdíveis para engajar clientes nas redes sociais:

O que é engajamento e por que ele é importante?

Engajamento são as diferentes ações dos usuários com a sua empresa em um determinado ambiente. No caso das redes sociais, por exemplo, temos as curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens privadas. Em um site, temos a navegação por páginas, downloads, inscrições, preenchimento de formulários e a própria página de contato.

O engajamento é importante porque demonstra que o seu público está respondendo bem a uma determinada ação da sua marca. Ele também mostra o grau de empatia com sua empresa. Um comentário, por exemplo, comunica o que as pessoas pensam sobre a marca e o que ela representa em suas vidas.

Depois que o Facebook criou a opção de reações aliada às curtidas, ficou ainda mais fácil analisar o engajamento do público com a marca. Essa é uma maneira objetiva de saber se a sua marca passa uma visão positiva ou negativa para os clientes.

Além desse termômetro entre público e marca, com o engajamento nas redes sociais também é possível criar novas estratégias de marketing digital ou reformular aquelas que não atingiram a interação esperada. Afinal, essas métricas funcionam como um indicador, mostrando o que deve ser mantido e o que pode melhorar.

Como desenvolver um bom engajamento nas redes sociais?

Há algumas ações fundamentais para a sua estratégia de marketing digital. Confira as principais:

1. Esteja atento aos trending topics

Os trendings topics são conhecidos no Brasil como “assuntos do momento”. Trata-se do que mais os usuários estão falando nas redes sociais, ou seja, os assuntos “em alta”. É importante estar atento a esses temas e ver de que forma sua equipe pode desenvolver postagens para que sua marca se infiltre nesse meio.

Uma dica é fazer com que o nome da sua marca se torne um trending topics. Isso é possível criando um sorteio no Twitter, por exemplo, onde os participantes precisam colocar a #(nome da marca). Com um volume grande de usuários utilizando essa hashtags, em poucas horas é possível estar entre os assuntos do momento.

2. Use CTA’s para estimular a interação

Em qualquer rede social, é possível e indicado usar CTA’s (Call To Action, ou “Chamadas Para Ação”). Essa é uma forma de você estimular os usuários a curtirem, comentarem ou compartilharem seus conteúdos.

A dica é fazer perguntas aos usuários. Crie questionamentos que demonstrem seu interesse pela opinião deles. Peça para que contem experiências ou indiquem sugestões sobre algo.

3. Faça postagens com frequência

Um cronograma de postagens nas redes sociais é fundamental. Isso porque você terá uma noção do volume de interação com os posts e, pensando em alcance orgânico, é preciso criar conteúdo com frequência para atingir um número significativo de usuários.

Vale, inclusive, repetir temas, mas com abordagens diferentes. Conforme as redes percebem que seus canais são ativos e o engajamento com o público vai aumentando, elas também vão estendendo o número de seguidores para quem seus posts são exibidos.

4. Desenvolva conteúdos atrativos

Os conteúdos são importantes para aumentar o engajamento. Saia da mesmice e varie o formato com vídeos, gifs, testes ou o que mais fizer o gosto do seu público. Também é importante produzir conteúdo sobre temas que estejam relacionados às principais dúvidas do seu público, oferecendo soluções e apresentando a sua marca de forma relevante.

Fique atento aos comentários: muitos deles podem gerar novos conteúdos para as próximas postagens. Vale lembrar a importância de sempre responder os comentários com cordialidade e de forma mais pessoal, como uma pessoa conversando com outra. Fuja das informalidades e respostas automáticas.

Agora que você conheceu algumas práticas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais, que tal entender como construir uma marca memorável para fortalecer sua presença online? Nos vemos no próximo post!

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