O marketing digital, por maior espaço que esteja alcançado no mercado brasileiro, ainda é encarado como uma novidade. Por isso, é extremamente comum que os profissionais acostumados com o marketing tradicional sintam um receio em relação a esse novo método. Muitos se perguntam, por exemplo, se é possível calcular o ROI utilizando essa estratégia.

Quem está acostumado com as ações tradicionais já sabe como calcular o Retorno sobre Investimento das suas ações. Já faz parte do seu hábito, e o conforto já está criado. Será que esse tipo de recurso está disponível no marketing digital também?

É o que vamos descobrir neste artigo. Já te adiantamos que dá, sim (e é muito mais fácil)!

Continue lendo para saber mais!

Dá para calcular o ROI no marketing digital?

Uma das vantagens que o marketing digital possui é que praticamente todas as ações realizadas, como um simples trabalho de link patrocinado no Google Adwords ou até uma campanha complexa de branding no cenário digital, são mensuráveis e rastreáveis.

O que isso significa? Significa que é possível medir o impacto das suas ações através de uma infinidade de métricas e indicadores de desempenho. Além disso, é possível rastrear a longo prazo esses impactos e cruzar dados para fazer um retrato exato dos resultados do seu trabalho em marketing digital.

E o que tudo isso tem a ver com o Retorno sobre Investimento? Simples: com todos esses dados disponíveis no marketing digital, não só é possível calcular o ROI das suas ações como é muito fácil!

Qual a fórmula usada?

Se você já está familiarizado com o uso do ROI no marketing tradicional, por exemplo, vai descobrir que a fórmula para calcular o ROI no marketing digital é a mesma.

Caso sua memória esteja um pouco dispersa (nós sabemos que isso acontece com os melhores!), a gente dá uma refrescada pra você. Essa é a fórmula do ROI:

  • ROI = [(Ganho – Investimento) / Investimento] * 100

Nessa fórmula, entendemos o Ganho como todo o valor obtido oriundo da ação realizada no marketing digital. Por exemplo, se fazemos uma ação de publicidade nativa e essa campanha resulta em X negócios fechados, consideramos como Rendimento o valor total obtido nesse processo.

Já Investimento é a somatória de todos os valores investidos pela empresa na ação. Basicamente, é o valor total do investimento realizado.

Por fim, vale lembrar que multiplicamos o resultado final da conta por 100 — o ROI é sempre apresentado em porcentagem.

E, afinal, como calcular o ROI do marketing digital?

Como diz a máxima do futebol, jogo é jogo e treino é treino. É muito simples entender essas coisas na teoria, mas precisamos de um pouco de prática para realmente fixar esse conhecimento.

Imagine que uma empresa faz uma ação de publicidade nativa com vários produtores de conteúdo esportivo no Youtube. Essa ação resulta na venda de 15 cotas de patrocínio para um evento especial que está sendo planejado para o fim do ano (cada cota equivale a R$ 10 mil, por exemplo).

No total, cada produtor de conteúdo no Youtube pediu cerca de R$ 5 mil para a publicidade nativa. Qual foi o ROI da ação?

Principais valores

  • Ganho = 15 * R$ 10.000 = R$ 150.000
  • Investimento = 5 * R$ 5.000 = R$ 25.000

ROI da Ação

  • ROI = [(R$150.000 – R$25.000) / R$25.000] * 100;
  • ROI = 500%.

Isso significa que o retorno obtido na ação foi de 500%. Ou seja: cada real investido devolveu cinco reais de lucro no fim da ação. Um ótimo número, certo?

Viu como é muito fácil calcular o ROI do marketing digital? Agora já dá para começar a ir se acostumando com o funcionamento do marketing digital!

Para continuar o aprendizado, leia um pouco mais sobre a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio!

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