
O que as pessoas esperam da sua marca? Um cliente sem expectativas raramente adquire um produto, e por isso é importante que exista algum tipo de perspectiva ao redor da sua marca.
O brand experience entrega a consistência, a qualidade e a interação necessárias para você se beneficiar e conquistar cada vez mais clientes. Ainda não está por dentro das vantagens dessa tendência? Continue com a gente que te explicamos!
O que é brand experience?
O brand experience é um conjunto de sensações, sentimentos, aprendizagem e comportamento gerado por estímulos feitos pela marca. Esses estímulos fazem parte do design, da identidade, da embalagem, da comunicação, entre outros elementos de contato entre empresa e público.
Como implementar?
Monitore a sua presença online para que não ocorram surpresas indesejadas. Estimule os seus melhores clientes a fazerem resenhas do seu produto. Entregue a experiência que esperam de você em todos os canais de interação: website, atendimento presencial, telefone, redes sociais, eventos, ativação de marca e e-mails.
Por fim, mas não menos importante, conheça o seu público-alvo e expanda a visibilidade da sua marca.
Vantagens do brand experience
1. Aumenta a confiança na sua marca
Consistência gera confiança. Imagine que a sua marca tenha um blog, que é alimentado constantemente com textos e multimídia sobre determinado assunto. Com o tempo, a audiência verá a marca como uma fonte confiável de informações. Essa experiência conquista potenciais compradores e oportunidades de negócios.
2. Torna a comunicação mais eficiente
A falta de consistência, principalmente na comunicação, confunde a audiência e dificulta a criação de expectativas. Por outro lado, uma comunicação consistente ajuda o público-alvo a entender qual problema a sua marca resolverá.
A coerência não deve ser aplicada apenas na comunicação direta, mas também nas cores, na logomarca, no atendimento, entre outros.
3. Foca nas necessidades do cliente
Se você não sabe o que move o seu público-alvo, você está perdendo dinheiro. O brand experience é capaz de identificar o que mais capta a atenção do cliente e qual mensagem ele quer ouvir.
Uma vez entendido qual é o combustível da sua marca, é possível concentrar todo o negócio em volta dos consumidores, gerando satisfação e novas compras.
4. Constrói lealdade
Uma das maneiras de separar a sua empresa dos concorrentes é ter uma marca única. Uma marca forte transmite seus valores, constrói uma conexão emocional com o público e desenvolve relacionamentos a longo prazo, até chegar à tão cobiçada lealdade.
5. Mantém a estabilidade
Nem mesmo as maiores marcas do mundo estão isentas de desaparecer do mercado. Mas essa realidade pode ser manejada de forma eficaz.
Uma marca que já conquistou a lealdade dos clientes e que mantém uma consistência em seu brand experience passa automaticamente a mensagem: “Eu cheguei para ficar de vez!”
6. Forma uma imagem de sucesso
Os consumidores vão olhar para a sua marca e ver que ela é a mais confiável para realizar as suas expectativas, pois uma empresa que investe no sucesso está preparada para entregar o que promete. Com isso, a sua marca ganha mais credibilidade, confiança e interações.
Para fechar com chave de ouro, saiba que uma marca forte pode ser adicionada a qualquer outro produto ou serviço da sua empresa. Isso quer dizer que os clientes fãs da marca ficam propensos a aceitar as novidades de braços abertos.
E aí, entendeu direitinho o que é brand experience? Quer continuar se informando sobre as novidades do mercado? Então não deixe de conferir as tendências de marketing digital para 2017!