Realizar um evento é um trabalho complexo. Planejar uma programação de qualidade, coordenar toda a equipe e negociar com os fornecedores, são alguns itens de uma lista extensa de necessidades. Depois de tanto esforço, como saber se tudo valeu a pena? Quais as melhores formas de avaliar os resultados de um evento?

Neste artigo, vamos mostrar alguns indicadores que podem atestar que seu evento foi um sucesso!

1- Balanço financeiro positivo

Nem todo evento gera lucros imediatos. Muitas vezes a produção é um investimento que trará resultados a longo prazo. Mesmo assim, é fundamental estar atento às cifras.

Observe se você conseguiu cumprir seu planejamento financeiro. Seu evento gerou renda? Seus gastos foram mais altos ou mais baixos que o esperado? Se as contas estão equilibradas ou, melhor ainda, se você conseguiu lucrar, comemore!

2- Satisfação da equipe 

Ao concluir uma produção, converse com sua equipe. Se possível, fale com todos os profissionais, individualmente, anote suas impressões, críticas e sugestões para, depois, convocar uma reunião geral.

Um caminho interessante é provocar sua equipe a apresentar, primeiro, suas críticas. A partir dos pontos negativos será possível mensurar melhor quais foram os pontos positivos. Pode parecer muito negativo começar do que “deu errado”, mas é assim que você saberá o que aprimorar nos próximos eventos.

Provoque os profissionais que trabalham com você, mas não deixe, em hipótese alguma, que a reunião morra nas críticas. Saiba valorizar a equipe e não poupe elogios. Todos gostam de reconhecimento.

3- Repercussão online 

As redes sociais também são ótimas ferramentas para se analisar os resultados de um evento. O número de visualizações, curtidas e seguidores pode, sim, significar muita coisa. Sabemos que, hoje em dia, a presença online é fundamental para criar vínculos entre a marca e o público.

É importante também, além de apenas observar taxas, avaliar o significado da repercussão. Ler e avaliar comentários, nesse caso, é imprescindível.

4- Retornos de fornecedores e parceiros

Se o evento teve patrocinadores, a satisfação dos mesmos é um grande indicador de seu sucesso. Parceiros também podem dizer muito sobre o resultado. Lembre-se de consultar a opinião de todos.

Sempre leve em consideração também a opinião dos seus fornecedores. A satisfação das pessoas que trabalharam com você, além de indicar que o evento teve saldo positivo, vai dar credibilidade às suas futuras produções.

5- Avaliações dos convidados

Palestrantes, atrações artísticas, debatedores. Cada evento possui um perfil diferente de atração e de convidados. Eles também possuem um ponto de vista determinante sobre o sucesso ou o fracasso de uma produção. Se seus convidados estão felizes, pode comemorar!

Identificando uma boa estrutura, um público interessado e uma equipe bem preparada, os convidados vão sempre querer trabalhar em seus eventos. Outro ponto positivo!

6- Satisfação do público: o melhor dos resultados de um evento 

O juiz mais rigoroso da qualidade de um evento é seu público. Mais ainda se estivermos falando de um público pagante. Por esse motivo as pesquisas de satisfação são um indicador importantíssimo ao analisar um evento. Elas são as melhores formas de estudar o efeito de seu evento sobre o público, ou seja, se você alcançou, com os espectadores, o resultado esperado.

Lembrando que um público satisfeito:

  • Participará de eventos futuros
  • Divulgará positivamente sua marca
  • Se tornará consumidor de seus produtos

Agora que você já conhece as melhores formas de analisar os resultados de um evento, que tal compartilhar conosco suas experiências? Você tem o hábito de fazer este tipo de avaliação? O que é mais eficiente? Conte pra gente aqui nos comentários!

 

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