A pluralidade de canais de comunicação e interação é a verdadeira Torre de Babel do século 21. Nas diversas plataformas online, estão concentradas diferentes linguagens, abordagens e maneiras de ouvir e ser ouvido.

Nesse contexto, surgiram várias tendências de relações públicas que são referências para traduzir as melhores maneiras de dialogar e, assim, encantar o seu público.

Quer saber quais são essas tendências de relações públicas para 2017 e o que elas podem fazer para o sucesso e reconhecimento do seu negócio? Então confira o nosso post de hoje!

Principais tendências de relações públicas

1. O press release no contexto digital

marketing digital revolucionou a maneira como o mercado enxergava o seu público e vice-versa. Mas, entre as grandes mudanças propostas, podemos citar a transformação que atingiu o modelo tradicional de press release.

Hoje, não basta um ótimo texto a respeito de um produto ou serviço: o diálogo se dá em vídeos e imagens, em compartilhamentos e engajamentos — e isso só é possível com um novo modelo de divulgação: os influenciadores.

2. A qualidade acima de quantidade

Foi-se a época em que a quantidade de seguidores predominava como o diferencial de uma marca: as atenções estão focadas em mostrar quem é a autoridade em cada assunto. Isso implica promover a imagem da marca por meio de influenciadores que ajudam a conceder, divulgar e atestar esse poder a determinada marca.

Logo, não se trata apenas de construir um público, mas de atrair a audiência certa e usar os instrumentos mais adequados às suas estratégias. É o caso de atletas profissionais, por exemplo, que ajudam diversas marcas a ocuparem essa privilegiada posição hoje em dia.

3. O investimento em conteúdos próprios

Os influenciadores ajudam, e muito, em suas estratégias, mas umas das principais tendências de relações públicas para 2017 é a geração de um conteúdo próprio e de qualidade. Caso contrário, não há influenciador que dê brilho às suas ações.

Por isso, visibilidade e credibilidade são conquistadas com um conteúdo de qualidade, buscando oferecer ao seu público-alvo:

  • A resolução de problemas e desafios que o seu público enfrenta;
  • Conteúdo direcionado ao interesse desse perfil;
  • Produção consistente e periódica, com ações online e offline para atrair pessoas;
  • O uso de diferentes canais de distribuição, como as redes sociais, o e-mail marketing, as newsletters, os e-books, entre outros.

Ou seja: para então contar com um eficiente método que possa atestar a sua autoridade no assunto, produza bastante e seja original.

4. O Native Advertising

Também conhecido como publicidade nativa, esse conceito está entre as tendências de relações públicas por ser uma maneira discreta, mas eficiente de emplacar novos seguidores. Afinal de contas, estamos falando de um conteúdo editorial publicado em páginas de grande visita e interação, e isso ajuda a fortalecer a sua marca e o pensamento do público nela.

5. O relacionamento com os haters

Por fim, uma grande tendência de relações públicas é, também, uma ótima lição de vida: faça dos aspectos negativos de sua campanha uma boa notícia, o que significa manter um relacionamento com os haters também.

Muitas vezes, o silêncio pode significar omissão — ainda mais na velocidade e proporção que os boatos se propagam na internet —, e a educação e gentileza com os haters são sinônimos de autoridade.

Agora que você já conhece as principais tendências de relações públicas para 2017, que tal se focar também em 6 fundamentos que você precisa conhecer para a criação de marcas? Continue conosco e prepare-se para este novo ano!

[email protected] | + 55 48 3304-6549