Vimos o Brasil dar um show nas Olimpíadas Rio 2016. Ganhamos medalhas inéditas, conquistamos a confiança do mundo e tivemos o melhor desempenho da história das Olimpíadas. Mas talvez a nossa maior conquista tenha sido recuperar a torcida pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Com um começo marcado por goleadas e uma atuação brilhante, as meninas não precisaram conquistar o ouro para reforçar o sentido de “fair play”: elas nos fizeram acreditar que o Brasil é sim o país do futebol!

Além de estádios lotados e uma nova perspectiva para as futuras gerações de mulheres jogadoras, elas deixaram lições que são um legado para qualquer empresa e profissional. Confira 4 lições da Seleção Brasileira de Futebol Feminino que separamos para você!

1. A união faz a força

Pode parecer clichê, mas uma das maiores lições que o futebol feminino nos deu é que é impossível conseguir bons resultados sem um trabalho coletivo.

Mesmo com talentos individuais, como a atacante Marta (eleita 5 vezes a melhor jogadora do mundo), nomes como o da goleira Bárbara, da meio-campista Formiga e das atacantes Cristiane e Debinha foram essenciais em jogadas e defesas decisivas.

Para as empresas, esse comportamento mostra que uma equipe bem conduzida é capaz de apresentar resultados promissores. Profissionais que são incentivados a unir esquema tático e entrosamento, compartilhar conhecimentos e somar suas habilidades são aqueles que garantem a vitória.

2. Não tenha medo de lutar contra o “status quo”

O futebol feminino ainda tem pouca visibilidade. Até os anos 1980, ele era marginalizado perante a legislação desportiva. Ainda hoje, em pleno 2016, a categoria enfrenta problemas que vão da falta de profissionalização, escassez de investimentos, pouca atenção da mídia e salários desiguais.

Um desses exemplos é o de 2 dos maiores craques do futebol mundial. Enquanto o Barcelona pagou 57 milhões de Euros para tirar Neymar Jr. do Santos Futebol Clube., Marta, que jogou pouquíssimo no próprio país, ainda luta para encontrar uma liga em que possa se estabelecer em definitivo.

Mesmo sem um calendário movimentado como o futebol masculino, lidando com o machismo e sem reconhecimento, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino mostrou a importância de lutar contra o “status quo” em busca de um sonho e fez o país admirar a sua garra e força de vontade. Uma lição para qualquer marca que quer mostrar o seu valor!

3. Jogar limpo é jogar bonito

Simulações de falta, lentas reposições de bola, entradas violentas e interrupções constantes são comuns nas partidas de futebol masculino. Já a Seleção Brasileira de Futebol Feminino parece gostar mesmo de jogar e fazer a torcida vibrar com a bola em campo. Além de jogadas mais limpas, dificilmente, as atletas perdem tempo reclamando da arbitragem ou das rivais.

Esse jogo limpo conquista a atenção e carinho da torcida e serve de exemplo para a linha de açãodas marcas no seu dia a dia. Agir com ética, respeitar a concorrência e os clientes, ter flexibilidade e boa comunicação são essenciais para ganhar a confiança e respeito no mercado.

4. Nem sempre uma perda significa a derrota definitiva

Mesmo com excelentes ideias, muitas empresas e startups fecham as portas em menos de 2 anos, por conta da falta de investidores e recursos. Lidar com percalços, falhas e erros de execução será comum durante o crescimento de um negócio e isso não deve ser considerado uma derrota, e sim uma oportunidade de aprender.

Ainda que o sonho de conquistar a medalha de ouro inédita nas Olimpíadas tenha sido interrompido nas semifinais, lidando com poucos investimentos, sem uma equipe fixa para treinar e enfrentando a falta de reconhecimento, o futebol feminino ganhou a admiração e encheu estádios de torcedores que voltaram a acreditar no “futebol arte” e no potencial das mulheres. Um legado maior do que qualquer medalha!

Pronto para se inspirar com as lições da nossa Seleção Brasileira de Futebol Feminino? Confira também os 3 motivos que fizeram da abertura das Olimpíadas do Rio um sucesso!

 

Foto: brasil.elpais.com/3622.ref

tide@tidetrends.com.br | + 55 48 3304-6549