Manter uma empresa estável em um mercado oscilante e diante de um consumidor cada vez mais exigente não é tarefa fácil. Para que a sua marca tenha uma imagem positiva, é preciso contar com profissionais especializados — nesse contexto, a contratação de uma empresa de relações públicas pode ser a melhor opção.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, o departamento de comunicação dentro de uma empresa não é exclusividade de grandes corporações ou setores públicos. Outro erro é concluir que investir em um profissional de RP ou contratar uma empresa de comunicação e marketing só é necessário em momentos de crise.

Quer compreender a importância de investir em uma empresa de relações públicas? Então confira os motivos que listamos para você:

Por que é importante investir em Relações Públicas?

Um departamento de comunicação bem alinhado é fundamental para evitar que a sua marca, serviço ou produto caia no ostracismo do mercado consumidor.

Além disso, por meio dele é possível sentir as mudanças no comportamento dos hábitos do seu público-alvo final: com base em pesquisas de mercado, o gestor pode criar estratégias e ações específicas para fidelizar e atrair mais consumidores.

O que uma empresa de RP pode fazer pelo meu negócio?

1. Comunicação interna e externa

Interna

É essencial que funcionários e colaboradores compreendam bem a filosofia, a cultura e as diretrizes da empresa em que trabalham. Para tal, o profissional de relações públicas é a ponte que liga a diretoria aos demais setores. Por isso, ele atua no:

  • Treinamento desses profissionais;
  • Promove, através de informativos e boletins, o desempenho da empresa no mercado;
  • Divulga as novidades e mudanças em departamentos;
  • Promove estratégias de marketing interno para a mudanças de hábitos indesejados, como o compartilhamento de assuntos internos nas redes sociais.

Externa

Ter uma boa imagem diante da comunidade é essencial para qualquer empresa. Por isso, cabe ao relações públicas manter a imagem da marca, produto ou serviço oferecido sempre em evidência.

Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo atrelando a imagem da empresa a um artista, atleta, personalidade local, evento, nas redes sociais e também por meio da imprensa, divulgando releases e boletins com novidades, ações filantrópicas, prêmios recebidos ou concedidos, entre outros.

2. Gestão de Crise

O trabalho do relações públicas é sempre montar estratégias para a prevenção de crises que venham a manchar a imagem da empresa em que atua.

Porém, nem sempre é possível prever alguns acontecimentos, e é fundamental que o setor de comunicação esteja preparado para enfrentar esse tipo de situação.

Confira algumas atitudes indispensáveis:

  • Alinhar discursos claros, honestos e objetivos para que o representante da empresa possa se apresentar;
  • Divulgar boletins ou notas junto à imprensa explicando a situação ou esclarecendo fatos;
  • Divulgar boletins internos para que dentro da empresa não haja boatos ou incertezas por parte dos funcionários;
  • Vigiar os canais de comunicação em tempo real da empresa: redes sociais, fóruns, imprensa etc.;
  • Realizar medições para verificar o momento exato em que a crise pode ser considerada encerrada;
  • Realizar ações para promover — pouco a pouco — a empresa de forma positiva;

3. Branding

O trabalho de branding visa dois pontos básicos. Um deles é definir estratégias e ações para uma mudança de perfil ou segmento de uma empresa, ou para o lançamento de um novo produto/serviço.

Além disso, o branding também dá personalidade a sua marca, ou seja, quem ou o que é a representação ideal para ela? É atrelar e definir a cara da sua empresa, seja através de um porta-voz, uma causa ou um slogan que define sua filosofia.

4. Produção de eventos

Não importa se será um grande show, uma festa de encerramento do ano ou o lançamento de um novo produto. Um evento precisa ser bem planejado, executado e divulgado, sempre.

O relações públicas é quem irá providenciar desde o espaço para realização do evento até comidas e bebidas, transporte, contratação de profissionais como garçons e seguranças, audiovisual, lista de convidados, envio de convites e, claro, a divulgação, alinhados aos objetivos estratégicos da ação.

Agora que você entendeu como contratar uma empresa de relações públicas pode mudar a forma como a sua empresa atua, que tal continuar se informando sobre o mercado? Confira agora como criar vínculo com a sua marca e o que fazer para encantar o público!

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