A abertura das Olimpíadas Rio 2016, dirigida pelos cineastas Fernando Meirelles e Andrucha Waddington e pela produtora Daniela Thomas, foi um grande sucesso de público e crítica. A imprensa internacional não economizou elogios à cerimônia, exaltando principalmente a qualidade do evento realizado mesmo com um décimo do orçamento da abertura de Londres, em 2012.

Mas como a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 conseguiu atingir esse nível de sucesso? Além de muito trabalho, talento e planejamento, foram utilizadas estratégias excepcionais de Branding! Confira agora 3 grandes motivos que garantiram o sucesso desse evento:

Consistência na mensagem de abertura

Um dos principais motivos para o sucesso da abertura das Olimpíadas Rio 2016 foi a consistência na mensagem transmitida pela cerimônia. O evento teve uma preocupação ambiental muito evidente, refletida em todos os aspectos da apresentação.

Um grande exemplo disso está na Pira Olímpica: muito menor do que a de outros Jogos Olímpicos, a pira utilizada em 2016 é mais ecológica e utiliza uma bela obra cinética do artista americano Anthony Howe. O objetivo era transmitir uma mensagem de responsabilidade socioambiental, trazendo maior consciência ecológica à marca dos Jogos Olímpicos.

Rebranding da marca nacional

Alguns programas de televisão e sites da web realizaram pesquisas em outros países, perguntando o que os estrangeiros pensavam sobre o Brasil. Como você pode imaginar, as respostas mais recorrentes foram futebol, festa, Carnaval e mulheres. No período pré-Olimpíadas, a imagem nacional também não era das melhores: algumas críticas em relação à Vila Olímpica, ao estado de conservação das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas e a outros problemas da cidade do Rio de Janeiro pipocavam na imprensa internacional.

Por esse motivo, um dos motivos do sucesso da abertura das Olimpíadas Rio 2016 foi o trabalho eficiente de rebranding da marca durante a cerimônia. Em vez de conectar festa e Carnaval com bagunça, o rebranding focou em aspectos positivos referentes à antiga imagem, associando-se, ao mesmo tempo, a novos símbolos positivos. Os principais aspectos positivos da marca brasileira são a energia e a alegria: antes relacionadas a símbolos de festa, futebol ou carnaval, o trabalho de rebranding canalizou esses aspectos para outros elementos da cultura nacional, como a música, a multiplicidade étnica e o rico talento brasileiro.

Assim, a imagem de povo festeiro e despreocupado foi substituída por uma imagem de um povo feliz, cheio de energia e com muito talento. Em seu relato, o jornalista britânico Alan Tyers, do jornal Telegraph, exalta: “É como se alguém tivesse apertado o botão e ligado as pessoas. De repente, tudo ficou esplêndido”.

Competência e profissionalismo na execução das estratégias de branding

Antes de dirigir os filmes Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, o cineasta Fernando Meirelles trabalhava com publicidade. Nesse evento, ficou claro que Meirelles usou sua experiência na área para elaborar a cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016.

O elemento essencial para o sucesso da já mencionada estratégia de rebranding foi a competência dos organizadores do evento, que conseguiram construir momentos memoráveis para o mundo todo. Nenhum erro poderia ser cometido, ou a estratégia falharia; tudo foi pensado e planejado nos mínimos detalhes. Apenas profissionais com muito talento e experiência na área publicitária poderiam pensar em estratégias de rebranding e executá-las à perfeição, mantendo a consistência em sua mensagem.

Esse esforço certamente valeu a pena. O Washington Post, um dos jornais mais críticos aos Jogos Olímpicos, voltou atrás depois de chamar os Jogos no Brasil de “as Olimpíadas da Sujeira”, reconhecendo que “o Rio fez o que faz melhor”.

É inspirador saber que podemos dar a volta por cima e superar as críticas, não é mesmo? As Olimpíadas de 2016 serviram de exemplo aos brasileiros, combinando uma mensagem consistente e relevante à organização e a um trabalho de branding impecável. Todos esses esforços, em conjunto, conseguiram reposicionar a marca brasileira, dando-nos a personificação que tanto merecemos: a de um povo competente, talentoso e que não se abate em nenhum momento!

A abertura das Olimpíadas Rio 2016 foi um novo começo para que o mundo veja o Brasil com outros olhos. Quer estar sempre por dentro das novidades do mundo e das Relações Públicas? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Imagem:www.rio2016.com/10687.ref

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